Imagem com uma representação de paleta de cores e o título "Psicologia das cores: entenda como utilizar essa estratégia".Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre a psicologia das cores e sua influência em nossas vidas. Por exemplo, você pode ter lido uma matéria informando que a cor vermelha pode significar paixão ou urgência, já o azul é a cor da responsabilidade e da seriedade ou até mesmo que a cor roxa significa magia e sabedoria. 

E tudo isso é verdade, em partes. 

O mercado incorporou alguns desses conceitos, no entanto, resumir a influência das cores a essas definições é muito raso. Somos seres sensoriais e usamos os nossos sentidos para explorar o mundo, basta um som, um sabor ou um cheiro para nos provocar um uma reação instantânea. Com as cores é semelhante.

Como, por exemplo, nas perfumarias: qual cheiro tem uma colônia rosa? E uma azul? Tenho certeza de que você já tem a resposta na sua mente.

Através de diversos estudos e experimentos sociais, podemos determinar a eficácia de cada cor para determinado tipo de comunicação. Em retrato, através da tonalidade da cor podemos dizer se ela é mais jovem ou conservadora, se é mais divertida ou racional.

A cor exata também pode gerar identificação e comunicar sentimentos associados a nichos ou marcas específicas. A Coca-Cola é um ótimo exemplo de como a cor afeta a percepção do público. O vermelho da marca, junto da sua forma, é reconhecido facilmente ao redor do mundo.

Pensando na Psicologia das Cores, como escolher a melhor cor para o meu projeto?

Cores são subjetivas
O significado de uma cor está ligado à forma como ela é percebida pelo público e não exatamente a seu próprio significado.

Exemplo:

Ambas são laranjas, mas com propósitos bem diferentes.

Cores são relativas
Elas interagem com as formas e comunicam ideias diferentes de acordo com suas combinações


Cores são associativas
Suas memórias e experiências podem criar associações distintas, comunicando-se com outros sentidos.

Aqui, podemos ver algumas cores e gatilhos mentais associados a ela.

Qual cor eu devo usar para vender mais?

Como você observou na imagem acima, cada cor tem o poder de provocar um sentimento ou reação nas pessoas.

Assim, a melhor cor é aquela que combina com os valores e objetivos da empresa e toda a comunicação, desde apresentações, materiais impressos, até site e blogs precisam ter coerência visual com o que foi definido para transmitir a mensagem correta sobre a sua empresa.

Se atente ao significado de cada cor antes de utilizá-la na marca, uma vez que ela também irá transmitir a imagem para o público sobre o que seu produto ou serviço.

As cores influenciam nas decisões dos consumidores nas lojas virtuais, impactam nas taxas de conversão dos e-commerces e na percepção de preço por parte dos consumidores.

Conheça seu público!

Em um mundo ideal, todo mundo é nosso cliente em potencial. Na prática, sabemos que não é o que acontece, pois não existe apenas um único tipo de consumidor. Cada personalidade reage de forma diferente a determinada cor.

Se o seu produto é do tipo que atrai pessoas mais impulsivas, por exemplo, cores como o azul, o laranja e o preto são as ideais. Já se o seu público-alvo está em busca de preços baixos, aposte em tons como azul escuro e verde para transmitir a ideia de segurança. Enquanto que clientes mais tradicionais costumam convergir para cores como rosa, azul claro e rosa escuro.

Tome cuidado!

Muitas vezes, algumas associações lógicas podem nos confundir e nos levar a escolher as cores erradas para o botão de compra, por exemplo.

Na dúvida, sempre faça testes

A Psicologia das Cores pode ser um conhecimento poderoso quando aplicado corretamente para aumentar as vendas em seu e-commerce, entretanto não existe uma fórmula pré-fabricada para o sucesso, é necessário testar várias opções e ver quais geram os melhores resultados.

Algumas dicas podem te auxiliar na hora de elaborar uma identidade visual atraente para seus consumidores:

  • Trabalhe com combinações em harmonia (e que também contraste) com as demais cores usadas;
  • Opte sempre por uma ou duas cores destaque, que venha estimular certa reação dos consumidores;
  • Cuidado também na escolha da cor do texto. Vale ressaltar que contraste é importante pensando em relação à cor de fundo;

Desse modo, agora que você já sabe da importância de escolher bem as cores para o sua marca e como escolher as melhores tonalidades para cada caso, comece a aplicar esse conhecimento em testes e veja como seus consumidores reagem.

Por Julia de Andrade