Não é nenhum segredo que o link building é muito importante para a estratégia de SEO.
Na verdade, link building é muito mais abrangente que apenas uma estratégia de SEO, pois você precisa dominar o conteúdo, as vendas, a programação, a psicologia e o bom e velho marketing se quiser que outras pessoas façam links para seu site.

Se você realmente quer melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca, você não pode deixar de ler esse texto.

Mas antes, vamos entender o que é link building.

Link building é o trabalho de conseguir links para determinado site ou página, com o objetivo de criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Os links que direcionam seu site são um dos principais critérios de mecanismos de busca e para uma boa posição na pesquisa é fundamental fazer um bom link building numa estratégia de SEO.

Por que fazer link building?

O Google avalia a reputação e autoridade de um site pelos links que ele recebe. Podemos dizer que bons links compõem o motor do SEO. Links são fundamentais porque, na Internet, a relação entre sites se dá com links de uma página à outra, de um site para outro.

Desta maneira, quando uma página tem um link de outra página, entende-se que o acesso é confiável. Links funcionam como “votos” de páginas que elegem outras páginas e outros conteúdos. Fazer um link é como dizer a seus visitantes que eles deveriam acessar a outra página.

Links de qualidade

Há diversas maneiras de se conseguir links, mas é preciso tomar muito cuidado porque links ruins e irrelevantes podem causar o efeito contrário. Ao invés do site posicionar-se bem na pesquisa, corre-se o risco de banimento do próprio Google .

Bons links são “naturais” e relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. Além disso, vale acrescentar que os melhores links são os mais difíceis de conseguir.



Qualidade ou Quantidade?

Para o Google, um site grande (ex: G1, Terra ou UOL) tem um peso de “voto” muito maior do que um site pequeno. Logo, se uma página do seu blog recebe um link de um dos grandes nomes da web, ela ganha mais relevância do que se dois ou três sites pequenos apontassem-na.

Por isso, além de receber links de sites de temas relacionados ao seu site, é importante também receber links de sites grandes. Porém, de acordo com o que já abordamos até aqui, a qualidade sempre vai ser bem mais importante do que a quantidade.

Agora, se você estiver se perguntando como fazer link building, seguem algumas dicas:

1) Guest Post

O Guest Post, ou post convidado, traduzindo para o português, consiste basicamente na prática de produzir e publicar um conteúdo para outro blog.

Essa técnica é interessante, pois você pode focar seus esforços para firmar parcerias com os sites de de alta qualidade. Além de somar ainda mais votos importantes para provar sua autoridade e conseguir um bom posicionamento, também dá para escolher o texto âncora do link e ainda escolher em qual página o post leva o usuário.

2) Procurar sites com alto número de compartilhamento nas redes sociais

O Buzzsumo é a melhor ferramenta para descobrir quais são os conteúdos mais compartilhados para uma palavra-chave.

Uma simples pesquisa com o termo desejado irá mostrar os resultados mais compartilhados na internet.

Anote os sites mais relevantes que podem ser potenciais divulgadores do seu novo conteúdo e entre em contato com eles através de email ou até das próprias redes sociais.

3) Ações de co-marketing

Co-Marketing, como o nome sugere, é um marketing compartilhado. Basicamente, são duas empresas de mesmo público-alvo alinhadas pelo seus interesses e esforços para criarem, juntas, um impacto que não conseguiriam sozinhas.

É muito comum vermos, por exemplo, parcerias entre hotéis e locadoras de veículos, e é por isso que dizemos que a tática já existe a bastante tempo. No entanto, no meio digital ela assume diferentes formas.

Essas ações podem ser feitos através de posts, infográficos, eBooks e muitas outras coisas em conjunto.

Dependendo do tipo de material, são grandes as chances de outros sites e blogs compartilharem espontaneamente a ação realizada pelas empresas, aumentando o alcance de suas ações e gerando novos links para o seu site.

4) Usar infográficos

Basicamente, infográficos são conteúdos ricos em informações e que podem ser absorvidas de uma maneira rápida e sem complicação por conta do formato visual.

Os infográficos atraem a atenção dos leitores com maior facilidade, também sendo mais propensos a serem compartilhados espontaneamente por outras pessoas.

Para facilitar este compartilhamento, você pode até incentivar o compartilhamento do infográfico, inserindo um código de HTML no final do post de divulgação deste material.

E não somente este formato de conteúdo é perfeito para sua estratégia de Link Building, mas o mesmo pode ser feito com imagens, podcasts, vídeos ou até mesmo textos com um ponto de vista bastante polêmico.

5) Monitore menções

O monitoramento de menções, também muito comum na rotina de assessoria de imprensa, permite que você encontre sites ou usuários em redes sociais que mencionaram o nome da sua empresa, com ou sem backlink.

Com essa informação em mãos, você pode abordar os veículos que realizaram tais menções, agradecer e sugerir a inserção de um link para o seu site.

6) Use as redes sociais

O conteúdo gerado no seu site ou blog deve, necessariamente, ser replicado nas redes sociais. Elas são plataformas muito importantes no processo de link building. Então sempre que tiver um novo conteúdo ou produto, divulgue nos perfis do Facebook, Twitter, Instagram, etc. Participe também de grupos e comunidades que tenham interesse no material e use-os para postar os links.

Interessado em conhecer mais sobre link building e outras formar de como fazer seu negócio crescer? Agende aqui uma consultoria grátis, vamos estudar seu business, realizar um diagnóstico e montar uma estratégia personalizada para você. Seu negócio é único e valorizamos isso!