O que é copywritingMuitos profissionais acreditam que há um esgotamento das estratégias de marketing, visto que elas têm sido amplamente utilizadas nos últimos anos e direcionadas a bilhões de usuários. No entanto, práticas como o copywriting estão ai para provar o poder de inovação e aprimoramento do próprio marketing.

Você está pensando o que é copywriting? Vamos abordar essa e outras questões nesse conteúdo, incluindo a importância dessa estratégia no marketing, como executá-la e o que é ou não copywriting.

Quer saber mais? Continue conosco!

O que é copywriting?

Apesar de não ter uma tradução direta do inglês, copywriting significa utilizar as palavras corretamente para guiar o usuário para realizar uma ação específica, como cadastrar-se na newsletter, fazer o download de um material ou entrar em contato com um vendedor.

Portanto, mais do que o desenvolvimento de um conteúdo correto, o copywriting é uma técnica que deve ser usada em prol da conversão, auxiliando na obtenção de resultados mais consistentes com as estratégias de marketing digital.

Para um copywriting adequado o conteúdo deve garantir os elementos normais de um texto bem elaborado, como coesão e coerência, gramática, linguagem, formatação etc. Mas, além de atender todos esses critérios, ele deve ser direcionado à tomada de decisão do usuário.

Engana-se quem acredita que a técnica só pode ser adotada para fechar uma venda ou em longos conteúdos. Mesmo pequenas chamadas, slogans ou ofertas em links patrocinados podem ser desenvolvidas usando o copywriting.

Qual a importância dessa estratégia no marketing?

Como afirmamos inicialmente, há uma difusão das estratégias de marketing que estão sendo adotadas por quase todas as empresas, de forma que diferenciar-se é cada vez mais difícil no ambiente digital.

E o copywriting é uma forma de diferenciar-se? Sem dúvida! Essa prática ainda não tem sido bem aplicada na estratégia de marketing de conteúdo fazendo com que mesmo materiais interessantes não convertam tanto quanto o desejado.

Além disso, muitas companhias apostam muito na ideia de que um bom produto “se vende sozinho”, o que não é verdade em um cenário competitivo e no qual o relacionamento com a marca é determinante no sucesso comercial.

Portanto, a solução é fundamental no marketing digital para buscar uma diferenciação junto ao público, mas ela não tem sido desenvolvida corretamente por várias razões, como ser subestimada ou pelos profissionais não saberem o que é copywriting.

Quais elementos fundamentais de um conteúdo atraente?

Pensando nos desafios da incorporação de uma estratégia de copywriting nas práticas de marketing da empresa, apresentamos a seguir alguns elementos essenciais para que um conteúdo seja considerado atraente e com foco na conversão e geração de leads.

  • imediatismo: consiste nos termos que proporcionam um sentimento de urgência na oferta, como agora, hoje, só até amanhã, prazo final etc. Essa prática aguça a curiosidade e chama a atenção do usuário;
  • conexão: seus conteúdos conseguem conectar-se com os leitores? Isso é possível ao usar termos que aproximam o tema abordado do usuário, como você, eu, passo a passo etc.;
  • especificidade: esse elemento torna a oferta mais clara e palpável, informando, por exemplo, x passos, x dicas ou x dias de duração de uma promoção;
  • transformação: consiste na proposta de valor do seu produto ou serviço, mostrando como ele de fato vai impactar a vida do consumidor seja ao aumentar o lucro, criar um blog, mudar de vida etc.;
  • chamada para ação (call-to-action): apesar de ser o elemento de copywriting mais conhecido, nem sempre o CTA é usado corretamente. Ele deve deixar claro o que o usuário deve fazer como, clique aqui, faça o download, cadastre-se e outros;
  • exclusividade: o que o seu produto ou serviço tem que o diferencia da concorrência? É justamente isso o que a chamada deve apresentar, consistindo no aspecto que torna sua opção exclusiva em relação às demais.

Portanto, ao incorporar esses elementos no conteúdo garante-se que ele será mais objetivo e relevante ao usuário, pois apresenta as informações e vantagens com mais clareza.

O que NÃO é copywriting?

Um erro comum no desenvolvimento da estratégia deve-se ao fato de que muitos profissionais não sabem ao certo o que é copywriting ou não.

Pensando nisso, destacamos alguns exemplos do que pode prejudicar a sua estratégia de copywriting e, consequentemente, o seu foco em conteúdos que geram conversão.

Erros no texto

Muitos profissionais podem pensar “claro que eu sei que erros no texto não são bem vistos”. No entanto, não são raros os gestores que pensam “ah, meu público não está muito preocupado com gramática” ou mesmo “não quero erros no texto, mas não estou disposto a pagar um revisor”.

Portanto, o que acaba ocorrendo são erros no texto devido à desatenção à questão ou mesmo por tentar economizar no momento de produzir conteúdos.

A dica é uma só: invista em profissionais qualificados tanto para redação quanto revisão dos textos.

Além de terem mais conhecimentos sobre copywriting em si, você evita a produção de conteúdos pobres ou com erros, que quando em excesso dificultam a própria compreensão da mensagem.

Falta de credibilidade

A falta de credibilidade de um conteúdo pode interferir na percepção do público em relação à marca, fazendo com que a estratégia de conteúdo que deveria contribuir para o branding o prejudique.

Um texto deixa de passar credibilidade devido a uma série de fatores, incluindo:

  • ter muitos erros;
  • não esclarecer as dúvidas da persona;
  • ser superficial ou recorrer ao senso comum;
  • exagerar nos jargões e parecer regionalista demais;
  • ser muito comercial e não informativo;
  • não trazer dados ou conhecimentos específicos.

Portanto, a credibilidade é transmitida em toda a construção do material, desde o conteúdo em si, até os recursos visuais, formatação e demais elementos.

Exagerar nas informações

Cada conteúdo desenvolvido deve ter um objetivo claro e específico. Um material rico não é aquele que aborda diversos temas superficialmente, mas o que tem um foco claro e traz um conhecimento aprofundado ao leitor.

Portanto, filtre as informações que são realmente relevantes à persona no momento do desenvolvimento do material e não queira tratar de todo o universo do tema em apenas um texto.

7 dicas para uma estratégia de copywriting de sucesso

Mesmo sabendo o que é copywriting, não é tão fácil assim colocar essa estratégia em ação. Conhecer as boas-práticas e dicas objetivas é fundamental para embasar a solução e torná-la mais eficaz. Confira!

1. Conheça seu público

Como qualquer estratégia de marketing digital, o copywriting só apresentará resultados se você compreender quem é o seu público e quais as necessidades dele, direcionando seu conteúdo para resolver problemas reais do leitor.

conheça-o-publico

2. Adeque seu tom e linguagem

Com base na delimitação do público e da persona será preciso adequar o tom e linguagem usados nos materiais desenvolvidos. Por exemplo, conversar com um jovem sobre games é completamente diferente de conversar com um empresário sobre investimento em SaaS.

Entender essas particularidades vai tornar sua estratégia mais personalizada e adequada ao público, lembrando que o tom e linguagem devem ser alinhados entre conteúdo e mídias pagas.

3. Agregue valor

Quando falamos em conteúdos que agreguem valor significa que, após a leitura, o usuário terá mais subsídios, informações e conhecimentos para executar uma ação, seja pedir um orçamento, falar com o vendedor ou tomar uma decisão de compra.

A relevância do material afeta diretamente na experiência do cliente, afinal, se ele passar 5 minutos lendo um texto e, no final, precisar procurar outro conteúdo para entender o que aquele material deveria ter esclarecido, certamente ficará com uma percepção negativa sobre a marca.

4. Faça comparações

O uso de comparações no conteúdo, como analogias e metáforas, ajuda o leitor a compreender um conceito ou ideia que são novas para ele, estabelecendo uma relação com conhecimentos que ele já tem.

Dessa forma, você cria um conteúdo mais rico, com ideias mais fáceis de serem absorvidas pelo leitor e que agrega na experiência dele.

comparações-storytelling

5. Seja persuasivo

A persuasão pode ser uma aliada para tornar seus textos mais interessantes, no entanto, é preciso usá-la com equilíbrio para que não se torne um material que almeja ser intrigante, mas ser substância.

Alguns dos elementos que podem atender essa demanda são trabalhar com cases e exemplos, ter algo a oferecer ao cliente, ter uma mensagem coerente e transmitir autoridade sobre a área.

marketing-digital

6. Faça com que o cliente imagine

A imaginação é um elemento poderoso no processo decisório. Por exemplo, antes de comprar um óculos você se imagina usando, com quais peças ele combina, em quais situações ele poderá ser usado etc.

Ao criar esse cenário na cabeça, o consumidor torna-se mais engajado e com maiores possibilidades de comprar efetivamente aquele produto ou solução.

Portanto, exemplifique e crie cenários para que os benefícios sejam visualizados previamente pelo leitor.

7. Use storytelling

O storytelling pode ser entendido como contar uma história e é isso que um conteúdo baseado em copywriting deve fazer.

Quando você conta uma história, as personas se identificam com as situações apresentadas, veem refletidos os seus receios, preocupações, expectativas e desafios.

Dessa forma, o storytelling tem a capacidade de despertar emoções e memórias no leitor, criando um sentimento de empatia e identificação – que também ajudam na imaginação que citamos anteriormente.

storytelling

Em um texto, por exemplo, explique o problema inicial, a avaliação das soluções, os benefícios e como esses desafios impactam o consumidor. Esse cenário certamente trará mais força à sua narrativa, tornando-a mais envolvente e próxima ao leitor.

Por fim, para que o copywriting realmente dê resultados é essencial que a estratégia de conteúdo da sua marca receba atenção, orçamento e tenha profissionais qualificados.

Sabendo o que é copywriting e como desenvolvê-lo com mais qualidade você poderá engajar sua equipe e tornar suas estratégias digitais, seja de conteúdo ou mídias pagas, mais adequadas às novas demandas e comportamentos do público.

ajuda-marketing-digital