Quando falamos das estratégias de marketing mais eficientes atualmente, o Marketing 4.0, pensamos em consumidores que se interessam não só pelo produto, mas também pelos valores da marca. O consumidor passou a buscar cada vez mais a sensação de pertencimento e a consumir de marcas que mostram sua personalidade e que ela seja alinhada com o que ele pensa. 

Por isso o posicionamento de marca tornou-se tão importante. De acordo com o livro Posicionamento: A Batalha por sua mente (M. Books, 2009), de Al Ries e Jack Trout, “posicionamento de marca é a estratégia de branding que busca ocupar um lugar único na mente do público-alvo.” Assim, para de destacar no mercado e ter cliente fiéis é extremamente importante mostrar no que a marca acredita.

E posicionamento não quer dizer apenas expor a “personalidade” e proposta de valor da marca, mas sim falar de assuntos de interesse público e demonstrar preocupação dependendo do contexto. 

É por esse motivo que no momento atual é muito necessário que as marcas se posicionem e demonstrem responsabilidade diante da pandemia da Covid-19. Por mais que sua marca seja de um segmento que não se relaciona com saúde, empresas que ignoram a situação tendem a perder o respeito e fidelidade dos consumidores. Nesse novo cenário, a humanização das relações de consumo trouxe uma nova perspectiva para o marketing e posicionamento de marca.  

 Mas como fazer isso? Nas próximas linhas vamos falar de algumas ações que você pode tomar para se posicionar e mostrar para seus clientes os valores da sua marca e que você se importa com eles. 

 

Preocupe-se com seus consumidores e demonstre isso

O consumidor 4.0 quer se sentir único e valorizado. Deixe uma mensagem para ele no seu site, lembrando-o de ficar em casa, tenha ações para facilitar a compra online ou mande um álcool gel de brinde junto com as compras. 

Outra ideia é usar a newsletter na sua empresa para ter uma conversa próxima com seu consumidor. Comece com “oi, fulano, como você está?” e termine lembrando-o de ficar em casa. Enfim, independente de como você fizer isso o que importa é que seu consumidor sinta que a marca se preocupa com o bem estar e segurança dele. 

 

Mostre como a empresa está trabalhando durante a crise

Na pesquisa Kantar – estudo barômetro Brasil, 88% dos consumidores aprovam a atitude de empresas que mostram como estão trabalhando durante a crise e informam seus esforços para enfrentá-la. 

Você pode compartilhar as medidas de segurança que sua empresa está tomando para que seus funcionários continuem trabalhando. Se vocês passaram a trabalhar home office, que tal compartilhar essa experiência e o dia a dia?

 

Use as redes sociais para passar mensagens que façam sentido

Use seus canais de comunicação para transmitir mensagens que beneficiem seu público. Mais do que nunca as pessoas, estão na internet e não querem ver anúncios de produtos, por isso opte por produzir um conteúdo relevante. 

Algumas empresas estão usando suas redes sociais para transmitir informações sobre a situação da pandemia do Coronavírus ou para combater notícias falsas. Outras estão falando sobre saúde mental, já que a ansiedade tem aumentado devido ao isolamento social. Mas não há regra, pense no que seu público precisa e quer ter acesso e produza esse conteúdo (sempre de forma responsável). 

Nas redes sociais da sua marca você pode, por exemplo, ensinar de como fazer máscaras caseiras, ensinar receitas para incentivar as pessoas a ficarem em casa ou dar dicas de filmes e livros.

 

Tenha responsabilidade social

Muitas empresas estão adotando iniciativas de apoio a projetos ou entidades de trabalham contra a Covid-19 ou até mesmo iniciando seus próprios projetos. A Ambev, por exemplo, passou a produzir e doar álcool em gel e Magazine Luiza doou R$10 milhões para o tratamento e o suporte a vítimas da doença. 

Essas, com certeza, são ações mais acessíveis para grandes empresas. Porém, mesmo que seja só na sua cidade, toda ajuda já é válida. Nessa hora pense no que sua região precisa e o que você pode fazer para ajudar.

 

Então agora que você já sabe a importância do posicionamento de marca e algumas dicas para implementá-lo na sua empresa, é só começar. Veja também nosso texto sobre e commerce e pandemia e venda ainda mais. 

 

Referências: 

https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/dicas/dicas-para-comunicacao-e-posicionamento-das-marcas-durante-a-pandemia-do-coronavirus

https://www.migalhas.com.br/depeso/326423/pandemia-os-reflexos-no-comportamento-de-consumo-e-posicionamento-das-marcas

https://rockcontent.com/br/blog/iniciativas-covid-19/