O aumento da competitividade faz com que as empresas direcionem esforços para consolidar as estratégias de marketing digital visando aumentar a geração de leads e, ao mesmo tempo, busquem soluções inovadoras para melhorar os resultados do negócio.

Devido à tecnologia observa-se uma necessidade mais frequente de modernização das estratégias para melhorar a geração de leads, no entanto, diversas soluções consolidadas também podem ser adotadas.

A seguir, conheça a importância da geração de leads e 11 ideias para melhorar os resultados do seu negócio!

aumentar-geracao-leads

Qual a importância da geração de leads?

Os leads são aqueles usuários que já demonstraram algum interesse pela empresa cadastrando-se ou assinando uma newsletter, por exemplo. Portanto, trata-se do usuário que passou de um mero visitante para um potencial cliente da empresa.

Por essa razão, aumentar o número de leads gerados é sempre um objetivo, pois quanto mais leads no banco de dados, mais potenciais clientes a serem trabalhados para gerar possíveis vendas.

Apesar dessa expectativa, o 2017 State of Inbound Report revelou que 63% dos profissionais de marketing acreditam que a geração de tráfego e de leads é o principal desafio da área. Além disso, 38% dos vendedores afirmam que receber uma resposta dos clientes em potencial está cada vez mais difícil.

Essa dificuldade crescente se deve ao excesso de informação ao qual os usuários são submetidos, fazendo com que a comunicação assertiva e relevante seja cada vez mais valorizada pelos consumidores.

Nesse cenário, as empresas devem investir em estratégias de marketing e relacionamento que considerem essas particularidades e que valorizem uma comunicação mais personalizada e útil ao processo de compra.

11 ideias para aumentar a geração de leads

Após reconhecer a importância da geração de leads e como ela está cada vez mais desafiadora devido ao cenário competitivo, os gestores devem debruçar-se sobre estratégias de marketing que viabilizem mais sucesso nessa empreitada.

A seguir destacamos 11 ideias de como aumentar a geração de leads do seu negócio visando estratégias sólidas e atrativas aos consumidores. Confira!

1. Produção de conteúdo

Atualmente, uma atuação digital eficaz depende invariavelmente de uma produção de conteúdo contínua e relevante. O conteúdo rico é uma moeda de troca valorizada pelos clientes que buscam por informações mais detalhadas. Entre os formatos que podem ser destacados estão:

  • post em blog;
  • e-books;
  • whitepapers;
  • infográficos.

Também são considerados conteúdos ricos formatos como o webinar e vídeos. O relevante é que o foco do material seja uma abordagem informativa e instrutiva e não meramente comercial, o que a torna de fato relevante ao usuário.

2. E-mail marketing

Muitos gestores acreditavam que o e-mail era uma estratégia ultrapassada. No entanto, o que se observou nos últimos anos é que a solução apresenta bom desempenho, permitindo tanto os contatos inicias com os leads da marca como a evolução deles na jornada de compra.

Para que a estratégia de e-mail marketing seja bem-sucedida é fundamental que ela seja personalizada às necessidades e expectativas do usuário.

Inserir um lead no fluxo de nutrição irrelevante para ele resultará tanto na insatisfação dele com a marca como também em baixos resultados com a estratégia.

3. Estratégias de SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca, é uma das estratégias mais conhecidas do marketing digital e também uma das mais necessárias para alcançar resultados digitais.

É por meio do SEO que o site pode ser mais facilmente encontrado por usuários ao realizar pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. As boas práticas permitem que essas ferramentas identifiquem a relevância do site para determinada pesquisa.

Entre as práticas de SEO estão a pesquisa por palavra-chave, criação de conteúdo, otimização de imagens, otimização de página e link building. A estratégia também afeta diretamente o tráfego no site e autoridade da marca.

4. Mídias pagas

Atualmente, além de estratégias orgânicas de posicionamento digital também é essencial que as marcas desenvolvam campanhas de mídias pagas que podem ser executadas em mecanismos de busca, mídias sociais, sites parceiros, Google Shopping e outros usando ferramentas como Google e Facebook Ads.

Uma característica das mídias pagas é a atração de usuários que já estão mais propensos a efetuar a compra, de forma que a geração de leads nesse caso tem mais chances de reverter em uma venda, aspecto que torna o retorno sobre investimento (ROI) das mídias pagas muito vantajoso às empresas.

5. Presença nas mídias sociais

Além de soluções mais focadas em informar e vender, os consumidores esperam que as empresas invistam em relacionamento, sendo as mídias sociais estão entre os principais canais para efetivar esse objetivo.

Atualmente são diversas as mídias sociais com características bastante particulares, como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras. Nesses canais, as empresas devem desenvolver práticas orgânicas e pagas com o objetivo de incentivar a interação com o usuário e também atendê-lo.

marketing-digital

6. Networking

Um dos fatores que influenciam a geração de leads é a autoridade e reconhecimento da marca. Quando uma empresa torna-se referência em determinado assunto ou segmento, tanto as concorrentes quanto os consumidores param para ouvir o que ela tem a falar.

Dessa forma, atuar em prol do networking da empresa, como com a presença e promoção de eventos da área, também é uma forma de impactar a geração de leads, pois contribui à autoridade da marca.

7. Comentários e avaliações online

Os consumidores também tendem a confiar mais em empresas que deixam os outros clientes falarem, incentivando e permitindo comentários e avaliações de produtos para que outros usuários conheçam mais sobre o produto em si e sobre a experiência de compra.

A pesquisa Local Consumer Review Survey revelou que 85% dos consumidores confiam tanto nas avaliações online quanto em recomendações pessoais. Outros 68% afirmaram estar dispostos a fazer um comentário após uma compra se a empresa solicitar.

Portanto, se os consumidores estão dispostos a falar sobre você e isso ajuda outros usuários a aumentarem a confiança no seu negócio libere e incentive essa prática.

8. Experiência do usuário

Não é possível falar em geração de leads atualmente sem considerar a experiência do usuário como um aspecto central na atração e permanência de potenciais clientes no seu site.

Atualmente, os clientes estão mais criteriosos quanto ao que é uma experiência satisfatória e ela envolve desde as técnicas para atração (como não utilizar abordagens invasivas) até mesmo o layout do site.

A navegação deve ser facilitada, preservando a usabilidade em todas as páginas. Afinal, o objetivo do cliente é entrar no site e encontrar um determinado produto ou conteúdo, portanto, a sua função é tornar esse caminho o mais fácil e agradável possível, aumentando as chances de conversão.

Para melhorar a experiência do usuário invista em mobile first, rápido tempo de carregamento das páginas, menos pop-ups, layout clean e busca inteligente.

9. Chat para atendimento

O consumidor moderno busca agilidade e facilidade ao relacionar-se com a empresa e garantir isso é indispensável para gerar leads. A opção pelos chats para atendimento tem contado pontos a favor do negócio, tornando o contato mais prático mesmo com o usuário ainda na jornada de compra.

De acordo com o estudo “5 Reasons Why Live Chat is The Untapped Potential for Your Business” 44% dos consumidores consideravam a opção de chat em tempo real um dos recursos mais importantes em uma página de e-commerce.

Além dessa percepção, 63% dos entrevistados afirmaram que ficavam mais propensos a retornar a um site que disponibiliza chat em tempo real e 62% ficavam mais propensos a comprar novamente da marca.

Portanto, o chat tem sido uma função decisiva para que o cliente tenha uma experiência de compra mais satisfatória, influenciando inclusive a decisão sobre quais empresas ele prefere se relacionar.

10. Marketing de influência

O uso do marketing de influência passou por muitos debates nos últimos anos e muitas marcas passaram a acreditar que a estratégia é apelativa. No entanto, quando executada corretamente a solução apresenta resultados e agrada aos consumidores.

Uma pesquisa com profissionais da área mostrou que 67% dos entrevistados acreditam que as campanhas de marketing de influência ajudaram a alcançar públicos-alvo mais específicos.

No entanto, é preciso superar o mito de que é necessário associar-se apenas a famosos para alcançar resultados com a estratégia.

As redes sociais difundiram muito os públicos e níveis de influência, de forma que uma blogueira com 100 mil seguidores pode trazer mais resultados para sua marca que uma personalidade com 10 milhões de seguidores se ela for realmente relevante ao seu público-alvo.

11. Planeje a estratégia de marketing

Por último, mas não menos importante: estruture a atuação de marketing digital da sua empresa. E lembre-se que executar as melhores estratégias não significa planejar.

O fundamental aqui é avaliar todas as práticas que são relevantes para o seu modelo de negócio e desenvolvê-las integradamente. De nada adianta produzir conteúdo rico, mas continuar enviando e-mails sem relevância para seus leads, por exemplo.

O sucesso da estratégia de marketing digital depende da integração e qualidade das práticas desenvolvidas. Por exemplo, se você acredita que ao desenvolver todas as soluções de marketing não vai conseguir garantir a qualidade delas, identifique algumas nas quais pode basear a sua atuação e foque seus esforços nelas.

O fundamental é que a empresa tenha ao menos uma estratégia mais direcionada para atração de leads, como mídias pagas, pois é a partir dos resultados obtidos nela que as outras práticas terão consistência para funcionar.

Nesse conteúdo abordamos boas práticas para geração de leads de forma que o seu negócio possa alavancar os resultados com uma estratégia de marketing digital alinhada às novas demandas dos consumidores. Conheça aqui a atuação da Kyraly e como podemos ajudar seu negócio a gerar mais leads qualificados!