A estratégia de marketing digital depende do monitoramento constante de diferentes métricas que ajudam a avaliar se as práticas da marca estão gerando resultados. Entre elas destaca-se a taxa de conversão, visitantes, Bounce Rate, retenção de clientes e outras.
A estratégia online de uma marca certamente passa pelo monitoramento das métricas. A Bounce Rate, ou taxa de rejeição, é uma das que mais preocupa gestores e analistas e não à toa. Conheça mais sobre ela a seguir!
O que é Bounce Rate?
A Bounce Rate consiste na métrica que avalia quando um usuário acessa o site e o abandona em seguida, sem que haja nenhuma interação na página ou sem navegar para outra página do site.
A ação de saída do usuário é considerada uma rejeição quando ele clica em voltar no navegador, fecha a aba, digita um novo link, é redirecionado para fora do site ou quando fica inativo por mais de 30 minutos.
O cálculo da Bounce Rate é feito dividindo as sessões de página única por todas as sessões. Portanto, consiste na porcentagem de todas as sessões do site nas quais foram visualizadas apenas uma página.
Qual a importância de analisar a Bounce Rate?
A Bounce Rate é uma métrica estratégica para o site, no entanto, nem sempre pelos motivos imaginados pelos gestores. A taxa de rejeição não afeta, por exemplo, os resultados orgânicos do Google, de forma que se ela for elevada não significa mais dificuldade para posicionamento das páginas na SERP.
Outro aspecto importante é que a taxa de rejeição pode variar de acordo com os segmentos. Por exemplo, no varejo fica em torno de 20 a 40%, em landing pages entre 70 e 90% e já em blogs pode alcançar até 98%.
De acordo com o próprio Google, nem sempre uma taxa de rejeição elevada indica que o usuário não teve uma experiência satisfatória e pode significar que ele encontrou a informação que buscava.
Apesar disso, uma Bounce Rate alta pode indicar que a estratégia da marca não está alcançando os objetivos, pois o usuário não engaja no site e não busca conteúdos adicionais.
Em geral, o objetivo de uma estratégia online é resultar em uma conversão ou em uma venda. Quando nenhuma dessas ações ocorre significa que houve algum atrito na experiência de navegação ou expectativas com a marca que impediram esse desfecho. Dessa forma, é estratégico avaliar constantemente qual a taxa de rejeição do site em geral e desenvolver táticas para reduzi-la.
Como reduzir a taxa de rejeição do site?
A Bounce Rate elevada indica, basicamente, que nada na página motiva o usuário a uma ação, de forma que o passo seguinte na jornada do cliente não fica claro para ele. Além disso, revela baixo nível de engajamento, de forma que algumas estratégias podem ser incorporadas para melhorar essa métrica.
Experiência do cliente
Promover uma experiência satisfatória ao usuário é o primeiro passo para aumentar a retenção e engajamento nas páginas.
O ideal é que as páginas sejam construídas visando um objetivo específico, alinhado ao conteúdo, de modo que fique claro ao cliente quando ele finaliza a leitura.
A experiência do cliente também depende da clareza na estrutura das informações da página e um layout atrativo e claro.
Alinhamento do conteúdo da página com a chamada
Um motivo comum para a elevada taxa de rejeição dos usuários é quando a chamada da página promete mais do que o conteúdo entrega, desmotivando o usuário a permanecer no site e buscar mais informações.
Dessa forma, é importante que sempre haja um alinhamento das chamadas, título e linha fina com o que será apresentado no decorrer no conteúdo.
CTAs relevantes
Os call-to-action (CTA), ou chamadas à ação, são os botões que incentivam a ação seguinte do usuário. Muitas empresas investem em CTAs genéricos, que não estão alinhados com o conteúdo desenvolvido, o que desmotiva que o usuário permaneça no site.
O CTA deve ser visto como uma oportunidade de facilitar a jornada do consumidor, motivá-lo a engajar e permanecer no site, é importante que exista alinhamento com o conteúdo desenvolvido na página.
Dispositivos móveis
O acesso pelos dispositivos móveis é crescente e, com isso, é preciso que a estratégia do site considere esse tipo de navegação para fornecer uma experiência o mais satisfatória possível aos visitantes.
Quando um usuário acessa o site pelo celular e identifica que não ele não é responsivo a tendência é abandonar a navegação rapidamente.
Velocidade de carregamento
A taxa de rejeição também pode ficar mais elevada caso o site tenha uma baixa velocidade de carregamento, fazendo com o que usuário desista da interação com aquela página antes mesmo de acessá-la por uma primeira experiência ruim.
A otimização da velocidade de carregamento das páginas depende de um cuidado frequente no tipo de linguagem utilizada, pop-ups, tamanho das imagens e estrutura da informação.
Links internos
Muitos usuários consomem o conteúdo de um site, mas, ao finalizar a leitura, deixam o site por já terem acessado as informações desejadas.
Uma forma de aumentar a permanência no site é inserir links internos com conteúdos complementarem ao desenvolvido nela, incentivando a navegação por diferentes materiais.
Pop-ups
O excesso de pop-ups e anúncios são prejudiciais à experiência do usuário, promovendo uma poluição visual na página e desmotivando a permanência no site.
Ainda que pop-ups possam ser usados para chamadas é importante que sejam usados estrategicamente, considerando a experiência do usuário como objetivo mais importante do layout da página.
Portanto, diversas estratégias podem ser adotadas no site para reduzir o Bounce Rate e melhorar o engajamento e permanência dos usuários no site. Essa métrica deve ser vista como um indicador estratégico se os objetivos da marca são transmitidos aos usuários no conteúdo e layout das páginas.
Leave A Comment