Como criar um plano estratégico para e-commerce

Você também pode gostar ↓

Em 2023, as vendas online alcançaram o marco de R$ 185,7 bilhões, segundo a ABCOMM (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). O e-commerce é um mercado que foi fortalecido com a pandemia, mas que se manteve em alta pela praticidade e preferência dos usuários desde então.

Com tanta oferta, não é fácil tirar de letra como ter um negócio digital de sucesso. É preciso entender quais os focos da sua marca, como chegar até o seu cliente e o que faz o seu produto ser diferente dos demais.

O e-commerce requer de um planejamento estratégico específico. O planejamento estratégico nada mais é do que as diretrizes que nortearão as suas ações em prol de atingir os seus objetivos.

No caso de vendas online, ele tem suas especificidades e ferramentas para acompanhamento de resultados. A seguir, listamos um passo-a-passo de como criar estratégias de marketing digital para a sua loja online e atingir as suas metas e sonhos. Confira!

Índice 

  • Analisando o Mercado e o Público-Alvo
  • Estabelecendo Objetivos Estratégicos
  • Desenvolvendo Estratégias de Marketing Efetivas
  • Planejamento Financeiro e Operacional
  • Monitoramento, Avaliação e Ajuste do Plano
  • Conclusão

Analisando o Mercado e o Público-Alvo

Primeiro é necessário entender a quem interessa o seu produto ou serviço. É muito importante que nessa fase inicial seja realizado um estudo sobre o mercado para compreender o seu nicho de atuação.

Com isso, será possível identificar oportunidades e necessidades dos seus clientes, o que pode trazer novos insights para a empresa e adequar as suas estratégias.

Identificação e Segmentação do Público-Alvo

Como mencionado acima, um estudo de mercado ajudará a entender melhor o seu cliente. A partir dele. Com isso, é possível aprimorar ainda mais o entendimento do seu cliente, com a criação de personas.

Personas são definições, características e comportamentos específicos do seu cliente. É como criar a personagem ideal para a qual seus produtos e soluções são voltadas.E, também, alguém que tem interesse e engaja com a sua marca.  Essa metodologia utiliza dados demográficos, tendências do mercado e dados que embasam a criação da persona.

Uma vez que a persona esteja definida, será possível adequar a suas estratégias de vendas, alcance e de comunicação para “conversar” diretamente com ela. Ajuda a ter estratégias mais efetivas e melhor elaboradas.

O próximo passo é a definição de objetivos que pretende atingir com o seu planejamento estratégico. 

Estabelecendo Objetivos Estratégicos

Tratam-se de metas que guiam como criar um plano de negócios. Elas estão dentro do planejamento estratégico e são pensadas para melhorar o desempenho da empresa.

Esses objetivos serão o norte para as ações. São muito importantes porque eles trarão uma perspectiva concreta para onde a marca está evoluindo com o seu planejamento estratégico. É um guia muito claro e conciso para encaminhar ações. 

Todas as áreas do negócio devem ter esse tipo de metas, que devem se complementar entre si para que a empresa como grupo deslanche. Exemplos: aumentar as vendas em 60% neste ano; reduzir custos operacionais em 15%; aumentar valor de mercado.

Cabe aos gestores definirem tais objetivos e acompanhar o desenvolvimento das ações para atingi-los. Mas todos na empresa precisam estar alinhados e serem responsáveis por eles

Objetivos não só trazem um norte, mas também ajudam na hora de reavaliar a estratégia, uma vez que um objetivo claro e bem elaborado é fácil de metrificar e ver o que está dando certo e o que não está. 

Desenvolvendo Estratégias de Marketing Efetivas

Ainda dentro do seu planejamento, uma vez entendido o seu segmento e com qual persona está falando, pode elaborar campanhas segmentadas que busquem atingir esse cliente ideal e que guiem ele no seu funil de vendas. 

É necessário ter um planejamento maduro, claro e efetivo. Isso promove focar os esforços de forma efetiva, evitando desperdícios e mudanças no meio do caminho.

Para o e-commerce, há ferramentas de acompanhamento que permitem um acompanhamento em tempo real das suas campanhas, ajudando a turbinar seus acessos. Com elas é possível definir as características do segmento que busca atingir, trazendo comunicações mais efetivas para os seus clientes. 

Táticas de Marketing Digital para E-commerce

Além de campanhas publicitárias patrocinadas, é possível criar conteúdos no seu site para atrair o cliente de forma orgânica, fazendo com que a sua plataforma ganhe visibilidade e autoridade no seu segmento.

É importante estar sempre atento às principais tendências e aproveitar os acontecimentos (o chamado de marketing de oportunidade) para chamar a atenção do usuário e se posicionar como uma marca moderna, atualizada e relevante.

Esses conceitos se aplicam tanto para estratégias orgânicas quanto patrocinadas, e também fazem com que a marca ganhe destaque e valor para o seu cliente.

 A seguir, listamos algumas das principais ferramentas e tipos de marketing digital para turbinar o seu negócio online. Confira!

Estratégias orgânicas:

  • Email marketing: trata-se de uma das estratégias digitais mais antigas, através do cadastro voluntário do endereço do email, o cliente mostra interesse no seu produto e no seu conteúdo. Assim, é possível encaminhar a ele informações especiais e até mesmo cupons exclusivos;
  • SEO: sigla de “Search Engine Optimization”, é uma metodologia que, com o uso de palavras chaves, permite que o seu site e seu conteúdo esteja bem posicionado nas buscas do seu buscador. Estar entre os primeiros resultados de pesquisa é muito importante, pois para muitos clientes será o primeiro contato com a sua loja;
  • Multimídia: ainda no conteúdo orgânico, muitas marcas investem em conteúdos multimídia para atrair, fidelizar e serem relevantes para o usuário. Isso inclui vídeos, blogs, e-books, infográficos e demais conteúdos que sejam úteis para o seu cliente;
  • Redes sociais: na mesma linha, investir na criação de conteúdo específica para as redes sociais se tornou não mais um atrativo, mas uma necessidade. Além do buscador, essas plataformas são também uma porta de entrada para os usuários. Um perfil com conteúdos relevantes, destaques e chamadas para o seu site chamam a atenção do usuário e seu formato permite ainda que ele engaje com a sua marca.

Estratégias patrocinadas:

  • SEM: sigla de “search engine marketing”, como o SEO, é voltado para os mecanismos de busca do Google. No entanto, trata-se de uma estratégia paga. Quando faz uma busca contendo as palavras chave, o seu site vai aparecer nas primeiras posições com a palavra ”AD” ao lado. Pode ser uma estratégia efetiva para um primeiro momento para atrair clicks, já que o SEO é uma estratégia voltada ao longo prazo até que o buscador posicione seu conteúdo de maneira efetiva; 
  • Ads: além do buscador, o Google Ads são anúncios com elevado teor de conversão, já que são muito bem segmentados e guiados pelas preferências dos próprios usuários. A Meta, plataforma dona do Facebook, Instagram e Whatsapp, também tem uma ferramenta de anúncios para a veiculação de peças nas redes sociais;

Planejamento Financeiro e Operacional

Explorar essas ferramentas requer tempo e um planejamento muito bem estruturado. Não só porque vai precisar despender recursos, mas também tempo da equipe para execução, além de eventuais capacitações.

Para o planejamento operacional, é preciso delimitar a estratégia, ver quantas pessoas serão deslocadas para essas funções, qual será o cronograma de atividades, além da delegação de responsáveis.

Esse último passo mencionado é muito importante para que a sua estratégia de marketing digital seja efetiva. O acompanhamento da estratégia deve ser constante e detalhada a fim de mapear eventuais empecilhos e até mesmo lapidar o seu conteúdo.

Além disso, é preciso ter em mente que tratam-se de táticas que vão depender de investimento. É preciso mapear quanto será investido em conteúdo pago, quanto na produção de conteúdo orgânico, se será contratada uma empresa, se sua equipe executará as ações, se precisará de capacitações, etc.

Monitoramento, Avaliação e Ajuste do Plano

Independente da escolha, é preciso sempre olhar para a rota que está sendo trilhada. O responsável deve acompanhar não só se o operacional está sendo cumprido, mas se o conteúdo está despontando como o esperado.

Esse acompanhamento contínuo não só garante que tudo o que está listado seja feito, mas permite que o gestor tenha um olhar mais analítico e possa fazer ajustes finos ao longo do caminho para tornar a estratégia mais efetiva, ao invés de ter que fazer mudanças drásticas e caras para a empresa.

Vale também destacar que essas metodologias trazem resultados a curto, médio e longo prazo para a marca, por isso, é preciso ter consistência. As ferramentas de análise permitem fazer projeções de como o seu conteúdo pode performar no futuro e também ver como elas estão em tempo real. 

Conclusão

Se tornar uma marca digital não é uma tarefa fácil nem muito menos intuitiva. É preciso ter um conhecimento profundo sobre o seu negócio e investir tempo e esforços na migração das suas vendas e estratégias de marketing.

Para quem está começando, contratar uma agência de marketing profissional para construir e gerenciar suas estratégias não assegura um melhor desempenho das suas ativações, mas também permite que profissionais capacitados guiem a empresa nesse novo rumo.

A equipe de Kyraly é formada por profissionais com mais de 7 anos de mercado. Uma empresa cujo DNA é a inovação e estratégias digitais para impulsionar o seu negócio na internet. Clique neste link e conheça as nossas soluções.

more insights