A Black Friday 2021 será a 11ª edição do dia reservado às promoções e ofertas que movimentam o comércio na última sexta-feira do mês que, esse ano, será em 26 de novembro. No entanto, no varejo, todo o mês de novembro é agitado e com descontos, o que recebeu o nome de Black November, Black Week, Esquenta Black Friday e outros.

De fato, a data que começou com desconfiança no Brasil 11 anos atrás ganhou solidez e tornou-se uma das mais importantes no comércio. 

Em 2020, por exemplo, a Neotrust/Compre&Confie apontou um total de 13 milhões de pedidos nos três dias de promoção, aumento de 21,9% em relação a 2019 e um ticket médio de R$ 592,85.

As oportunidades de vendas na Black November exigem uma estratégia sólida e que deve começar muito antes do dia 26 de novembro. Saiba mais!

O que é e como fazer a estratégia estendida na Black November?

Como visto, no Brasil, todo o mês de novembro tem sido usado pelo comércio para movimentar as vendas, o que demanda uma estratégia de marketing estendida para contemplar toda a Black November.

A estratégia estendida consiste em ampliar as estratégias de marketing e as vantagens ao consumidor durante todo o mês de novembro, gerando benefícios, como o aumento do tráfego, a otimização do uso de recursos, o aumento das vendas,a melhora da experiência do cliente e a prevenção de quedas do site.

Portanto, são diversos os motivos para investir em uma estratégia estendida para Black November durante todo o mês. 

Essa prática tem três pilares.

Jornada de compra

A jornada de compra do consumidor deve ser mais valorizada do que nunca durante as estratégias para Black November, sendo que muitos consumidores já começam a fazer suas listas e consultar preços semanas antes da Black Friday.

Dessa forma, investir em uma estratégia de jornada de compra permite informar o consumidor sobre o produto – e muitas vezes convencê-lo – antes do dia das promoções em si.

Essa também é uma oportunidade para reativar o relacionamento com clientes, por exemplo, através do envio de e-mail marketing para consumidores que estão inativos no momento.

Com a estratégia de jornada de compra promovendo um fluxo mais contínuo de tráfego no site, aumenta-se as vendas, conforme os descontos vão sendo disponibilizados.

Experiência do cliente

Além da jornada de compra que está diretamente relacionada à experiência do cliente é possível investir em estratégias para fortalecer o relacionamento nesse período, como:

  •         Site rápido sem problemas para carregamento de páginas;
  •         Custos e meios de pagamento claros e objetivos;
  •         Política de troca e devolução acessível;
  •         Funcionalidades para criação de lista de desejos;
  •       Etapas da compra integradas ao e-mail, avisando sobre cada alteração no status de compra ou entrega;
  •         Disponibilizar sessão de avaliação e comentários de outros clientes;
  •         Agilidade na resposta e padronização independente do canal de atendimento.

Todas essas práticas devem ser desenvolvidas e aprimoradas durante as semanas que precedem a Black Friday, garantindo uma experiência satisfatória para os clientes.

Preços e fretes diferenciados

Na Black November, o segredo é fazer várias ofertas e descontos durante todo o mês.

O que já chama a atenção do consumidor para o seu e-commerce e pode garantir vendas adicionais fora do dia de promoções.

Dessa forma, avalie os descontos que são possíveis de acordo com o nicho, os fornecedores, a margem de lucro do produto e as demandas.

Independente disso, você deve fornecer descontos reais e vantajosos ou seu e-commerce ou corre o risco de ser rotulado como “Black Fraude”. Esse fato, além de prejudicar a imagem da marca frente aos clientes, pode resultar em multas.

Outro fator importante é o frete. Ainda que o lojista não consiga controlar totalmente o valor de frete dados aos parceiros logísticos já consolidados, faça uma varredura e evite valores abusivos.

Como acertar no marketing para Black Friday?

Seja para a Black November ou para a Black Friday, as estratégias de marketing desempenham um papel central na capacidade de atrair e converter consumidores nesse período.

Portanto, garanta que seu orçamento de marketing em novembro, tanto para estratégias orgânicas como pagas, será maior do que nos meses normais.

Esse aspecto é fundamental para que suas campanhas não pausem no meio do mês com elevado potencial de vendas, enquanto o site está repleto de promoções e vantagens aos consumidores. 

Confira algumas dicas para a Black November:

  •         Prepare o site: garanta que sua hospedagem dá conta do tráfego aumentado na Black Friday;
  •         Revise suas páginas de vendas: confira, ao menos nos carros-chefes de vendas no período, aspectos como descrição e informações técnicas dos produtos, garantindo assim um texto mais atrativo e envolvente;
  •         Diversifique os meios de pagamento: invista no pagamento por Pix com vantagens ao consumidor e mantenha a diversidade de meios de pagamento, como boleto e cartões de crédito;
  •         Garanta as vendas por dispositivos móveis: certifique-se que sua estratégia contempla uma navegação amigável e responsiva;
  •         Adquira o selo Black Friday Legal: entregue pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, o selo contribui na confiabilidade da marca durante a Black November;
  •         Avalie as estratégias de anos anteriores: verifique quais os produtos mais vendidos, alcance das estratégias, demanda de atendimento, canais mais usados para compra e relacionamento e problemas recorrentes para, então, desenvolver uma atuação mais proativa na Black Friday 2021;
  •         Marque presença nas redes sociais: a divulgação nas redes sociais é uma importante aliada para atrair consumidores e facilitar a comunicação com os clientes;

Além disso, atente-se a esses outras questões da Black November:

  •         Invista em mídia paga: as estratégias pagas são fundamentais, especialmente a de remarketing, para atingir um público que já conhece sua loja;
  •         Prepare seus canais de atendimento: o fluxo de atendimento é intenso na Black November e na Black Friday. Dessa forma, crie opções de autoatendimento, como chatbots e disponibilize canais para atendimento ao cliente durante o evento;
  •         Invista em cashback: além dos descontos, as lojas podem investir em estratégias de cashback para oferecer boas promoções e vantagens aos consumidores.
  •         Ofereça descontos reais: Garanta que seus descontos são reais e vantajosos ao cliente. Atualmente, existem ferramentas de monitoramento de preço e você não quer que sua loja fique com má fama na principal data de vendas do e-commerce.

Portanto, é possível converter os bons resultados da Black Friday em um mês inteiro de boas vendas. O aumento do tráfego e da conversão do site potencializa as chances de atrair e reter clientes nesse período.

A Estratégia de marketing estendida da Black November é uma importante aliada na divulgação e imagem da marca junto aos clientes.