O cenário da Black Friday em 2020 com certeza será diferente dos outros anos, principalmente por conta da pandemia do coronavírus. E por que? Durante o ano, os hábitos de consumo mudaram muito, e o fato de comprar sem sair de casa tornou-se rotina.
Mesmo com a crise econômica, a data vem como uma oportunidade de mudança de cenário para lojistas e comércio, principalmente no on-line. Desde a chegada da Black Friday no Brasil em 2010, ano após ano o evento cresce e movimenta mais dinheiro, em 2020 não será diferente. Então, o que podemos esperar dela esse ano?
Destaque para compras on-line
A praticidade de comprar sem sair de casa com certeza será a preferência. Ainda existe muita insegurança por parte dos consumidores em visitar lojas físicas, principalmente na data que anteriormente tinha grande fluxo de pessoas.
Além de ser uma alternativa para evitar aglomerações, o consumidor consegue pesquisar sem tantos esforços qual produto/serviço tem melhor custo benefício para si.
Segundo um artigo publicado pelo gente.globo.com em 2020 surgiram 5,7 milhões de novos e-commerces. E já no primeiro mês da quarentena, 39% dos consumidores fizeram mais comprar on-line, aumentando o potencial do setor para o segundo semestre, principalmente no mês de novembro.
Produtos mais buscados
Assim como 2019, celulares e smartphones seguem em alta nas buscas, segundo a pesquisa feita pela blackfriday.com.br. Por ser um produto que os consumidores pesquisam muito antes de investir, a Black Friday é data mais esperada para a compra. Em segundo, temos eletrodomésticos em geral. Essa segunda categoria está diretamente ligada aos novos hábitos desenvolvidos na quarentena e a necessidade de deixar o lar mais aconchegante.
Porém, as categorias com maiores ofertas são as de beleza e cosméticos, vestuário e perfumaria. Essas categorias costumam estar presentes nas wish lists dos compradores, que são pesquisadas com até um mês de antecedência da Black Friday.
Esteja preparado para a data
Aqui no blog da Kyraly, já publicamos dois artigos bem legais sobre a preparação para a Black Friday e sobre o que você pode oferecer para o cliente além dos descontos. Porém, é importante reforçar alguns pontos:
- Foque na experiência do seu consumidor. Muitos estão comprando pela primeira vez no on-line, e os que já compravam estão ainda mais exigentes. Portanto, preze por garantir o bom atendimento e a satisfação do usuário.
- Faça uma boa seleção de produtos. Esteja atento ao mercado e ao seus produtos mais relevantes para seus consumidores, assim você torna sua Black Friday mais atrativa e rentável.
- Ofereça ofertas reais. As fraudes na Black Friday estão cada vez mais conhecidas e escancaradas, e os consumidores se preparam pesquisando antecipadamente para ter certeza de que não estão caindo em uma.
- Mantenha-se competitivo entre a concorrência. O on-line permite uma pesquisa muito rápida entre todas as ofertas, desde o preço, frete, até outras vantagens exclusivas. Ou seja, o consumidor buscará a melhor opção para si.
O que podemos esperar então é um grande aumento nas vendas de e-commerces, e clientes muito mais exigentes e críticos! Prepare-se antecipadamente e garanta um ótimo resultado!
Leave A Comment