Logo a Black Friday desse ano chega e se você acha que está muito cedo para se preparar para o maior pico de vendas do ano, pense melhor nisso! Para mandar bem e vender muito nessa data, o ideal é começar a se planejar e criar suas estratégias já.
Já se animou para começar a planejar sua? Nós também estamos nos preparando para a época mais agitada do ano e queremos ajudar você a se dar muito bem nas vendas da sua empresa também. É por isso que nas próximas semanas, até dia 27 de novembro, vamos falar um pouco mais sobre a Black Friday, dar dicas e falar sobre estratégias para essa data.
Mas, antes de começar, você já se perguntou o porquê do nome Black Friday? Então vem entender um pouco melhor como ela começou e como tornou-se o que é atualmente.
A origem do nome
Existem muitas histórias a respeito da origem do termo “Black Friday”, ou “Sexta-feira Negra”, em português. O primeiro registro do uso desse termo é lá doe 1869, quando dois acionistas de Wall Street, nos Estados Unidos, compraram muitas quantidades de ouro, esperando vender a preços maiores. Porém, em uma sexta-feira de setembro daquele ano o mercado de ouro quebrou, deixando muitas empresas arruinadas. Então o termo “black” foi usado para designar aquele dia.
Mas a primeira relação do termo com compras e descontos surgiu nos anos de 1960. Naquela época era tradição os jogos de futebol na sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças – dia em que até hoje ocorre as nossa “Black Friday”. Como os jogos atraíam muitas pessoas de vários lugares do país, o trânsito ficava caótico e os policiais da cidade de Filadélfia começaram a designar aquele dia como “Black Friday”.
E o que isso tem a ver com promoções? Como a cidade ficava cheia, os comerciantes aproveitavam a data para fazer promoções e aumentar suas vendas antes dos feriados de final de ano. Foi aí que começou a tradição.
Como tornou-se o que é hoje
As promoções que ocorrem na última sexta-feira de novembro começaram na cidade da Filadélfia nos Estados Unidos em 1960, mas a tradição só se espalhou pelo restante do país na década de 80. Com o passar dos anos, outros países perceberam o quanto seria lucrativo aderir à data também.
Aqui no Brasil, a primeira “Black Friday” aconteceu só em 2010. Como aqui não comemoramos o dia de Ação de Graças, a data para impulsionar as compras foi adicionada ao calendário do comércio. No primeiro ano, cerca de 50 lojas online aderiram à campanha. Ao total, elas faturaram aproximadamente R$ 3 milhões em venda de produtos.
Com o sucesso da primeira “Black Friday” no Brasil, os lojistas aos poucos foram aderindo à data e a cada ano o comércio brasileiro fatura mais nessa época. Diferentemente da americana, a tradição brasileira começou nas lojas online, mas hoje está presente em vários segmentos de comércio e também de serviços.
Agora que já sabe a história chegou a hora de colocar a mão na massa e preparar a Black Friday da sua loja. E fica de olho aqui no blog e no nosso Instagram que vamos ter muitos conteúdos sobre a Black!
Referências:
https://super.abril.com.br/historia/como-surgiu-a-black-friday/
Leave A Comment