Agora que já sabemos como a Black Friday começou e tornou-se a data importante que é hoje, vamos falar de como se preparar já (ainda em setembro) para a data.
No ano passado em dois dias de Black Friday no Brasil o faturamento foi de aproximadamente 3 bilhões de reais. Em 2020, com o crescimento do e-commerce durante a pandemia, as perspectivas são ainda maiores, principalmente para as lojas online.
Captar novos clientes, fidelizar seus consumidores atuais e aumentar as vendas são vantagens que a Black Friday pode trazer para seu negócio. Nesse período as pessoas estão preparadas para comprar e procurando lojas que ofereçam descontos ou benefícios. Então sua marca não pode ficar de fora dessa data!
Mas fazer promoções na Black Friday não quer dizer sair dando desconto e esperar que os clientes apareçam aos montes para comprar na sua loja. Tudo precisa ser muito bem pensado e planejado para que você consiga ter lucro real e proporcionar uma boa experiência para seus clientes.
E a hora de começar a se planejar é agora! Por isso trouxemos 5 ações que você pode fazer já para garantir uma Black Friday de sucesso.
1. Pré-campanhas
Fazer campanhas de descontos antes da data da Black Friday é uma estratégia que vem dando certo para muitas empresas nos últimos anos. Dessa forma você consegue fazer com que o consumidor conheça seu produto antes e espere ansiosamente para poder comprar mais da sua loja .
Mas tome cuidado para não ser um tiro no próprio pé! Pense em estratégias para atrair já os clientes e ainda garantir que eles comprem na data da Black. Uma ideia também é ter uma landing page onde seus clientes se cadastram para receber os descontos antes de todos, assim ele vai se sentir exclusivo e entender que precisa fazer a compra logo.
2. Análise de preços
Pesquisa é tudo! Sabemos que essa é uma estratégia que deve ser aplicada sempre, mas em datas comemorativas há um risco maior de os preços estarem muito diferentes do restante do mercado.
Se seu preço está muito acima dos seus concorrentes a chance de venda é menor. Por isso analise os preços do mercado e entenda até quanto você pode cobrar. Também lembre-se que um valor baixo de mais também não é bom e pode desvalorizar seu produto e gerar desconfiança no consumidor.
Outro ponto importante é o valor do frete. Ele pode ser o principal fator de decisão do consumidor e diferencial da sua loja. Então, se não puder competir com o desconto no valor do produto, pense em alternativas para diminuir o frete e, assim, baratear a compra.
3. Preparação de estoque
Grandes descontos significam grande demanda de pedidos. Você não pode deixar seu cliente na mão, mas também não pode ficar com produtos parados no estoque. Por isso faça um planejamento prévio para garantir que sua loja vai conseguir suprir os pedidos sem ter muita sobra de estoque.
Nesse planejamento analise quais são os produtos que já tem maior saída normalmente e que, com os descontos, serão vendidos ainda mais e aposte neles. Às vezes, quantidade é melhor que variedade. Ofereça grandes descontos em produtos específicos em vez de em uma grande variedade de produtos.
Outra opção é selecionar os produtos que estão parados em estoque e dar descontos maiores, assim tem a oportunidade de vendê-los.
4. Atendimento e infraestrutura
Atualmente falamos de clientes que querem se sentir especiais e únicos, por isso, mesmo com os descontos, seu atendimento não pode deixar a desejar. Pense em toda a jornada de compra e como ela pode se tornar mais satisfatória para seu consumidor.
Uma forma de fidelizar seus clientes é oferecer cupons, brindes e outros benefícios durante a compra. Assim, as pessoas se sentirão atraídas para retornar à loja em outra oportunidade, sendo ela uma data comemorativa, como a Black Friday, ou não.
E dentro da experiência do cliente também entra o contato com seu site. Durante essa data, a tendência é que haja maior número de pessoas no site, o que pode gerar lentidão e uma experiência ruim. Não deixe que isso ocorra!
De acordo com o Reclame Aqui, o segundo maior motivo de insatisfação dos consumidores na Black Friday é a dificuldade em finalizar a compra. Para que isso não acontece entre em contato com o suporte da sua plataforma e meios de pagamento para garantir que seu site vai suportar o maior tráfego. Se necessário também pense em alternativas para isso.
5. Planejamento de marketing
O último passo, mas talvez o mais importante de todos é o planejamento das suas estratégias de marketing digital. De nada adianta se você tiver um site e estoque preparado para alta demanda de vendas se não tiver tráfego para ser direcionado para seu e-commerce.
Para garantir que sua loja será conhecida pelos clientes aposte em diferentes estratégias de marketing e em estratégias que você já sabe que dão certo para a sua loja. Uma boa opção, por exemplo, é o remarketing para que já comprou com você. Nesse cenário é mais fácil vender para quem já é cliente do que atrair novos.
Conte com especialistas no assunto para atrair pessoas para seu e-commerce e divulgar seus produtos nos meios mais acessados pelos seus clientes e da forma mais adequada a eles.
Agora já está pronto para começar a preparar sua Black Friday? Lembre-se que sempre é bom pensar em estratégias com antecedência e fazer o que você sabe que dá certo para o seu negócio!
Reeferências:
https://www.shopify.com.br/blog/guia-de-preparacao-para-o-black-friday-cyber-monday
Leave A Comment