A Black Friday é a data mais esperada do ano para compras. Com todo o mercado voltado para ela e com estratégias para vender mais, não é fácil fazer sua marca se destacar e ganhar os clientes. 

É preciso ser criativo e reinventar-se a cada ano para ter uma Black de sucesso. Mais que nunca, esse ano as promoções do mês de novembro vão estar mais voltadas para o meio digital e e-commerce. Por isso trouxemos 5 exemplos de campanhas que deram muito certo e que podem servir de exemplo e inspiração para suas estratégias para a data, com foco principal nas lojas online.

 

1. Dafiti 

A empresa adotou a “Black Week”, divulgando ofertas durante toda a semana da sexta-feira do Black Friday, com ofertas diferenciadas para cada um dos dias. A ação usou as cores para chamar a atenção, e a cada dia da semana se usava uma cor como destaque – White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday. Cada dia da semana possuíam uma cor correspondente, os produtos que eram da cor do dia da semana entraram na promoção e tinham desconto. Por exemplo, na terça (Blue Tuesday) os produtos que estavam em oferta eram o de cor azul. 

A divulgação foi feita através de anúncios no Google Ads, Youtube, Redes Sociais e outros portais na internet. O resultado foi um aumento de vendas durante toda a semana. 

 

2.Quintal Cosméticos 

A Quintal é uma empresa de cosméticos naturais e em sua primeira Black Friday vendeu mais em um dia do que vende normalmente em um mês. A marca entregou valor e conteúdo para os consumidores através de lives feitas em em parceria com uma empresa farmacêutica para tirar dúvidas e fazer atendimento 24 horas.

Os Stories animados durante a campanha também ajudaram a engajar o público. Também foi oferecido frete grátis para quem assistiu às lives e foram enviados emails para os clientes que haviam comprado através de boletos que ainda não tinham sido pagos. 

3. OQ Vestir

A loja de varejo de moda, que também oferece muito conteúdo sobre o assunto, tornou-se investiu na criação de uma landing page exclusiva para os produtos da Black Friday e tornou-se referência em estratégias para a data. 

Assim, a marca conseguiu ter uma página que oferecesse a possibilidade de busca para que os clientes encontrassem exatamente o que queriam dentro da promoção. O aumento de vendas nesta edição, em comparação ao ano anterior, foi próximo a 700%.

 

4. Netshoes

Esse é outro exemplo de uma campanha que tem seu próprio nome e identidade.Para ações de Black Friday o comércio eletrônico de artigos esportivos criou a campanha “Sport Friday”. A divulgação foi feita através do Google Ads e YouTube. Os descontos foram de até 10% e também foram oferecidos serviços como personalização de produtos. A empresa dobrou o número de vendas e teve 60% mais tráfego no site se comparado com o ano anterior ao da campanha.

 

5. Ricardo Eletro

A loja de eletrônicos também apostou em conteúdo e engajamento do público.  A marca fez o uso de vídeos bem humorados e brincadeiras com o termo de uma forma inteligente para aumentar as vendas.

A divulgação aconteceu pelos meios mais coerentes com o conceito da campanha, mas focou na publicação dos conteúdos no Youtube, comparou ofertas nos EUA e conquistou a empatia do público. As vendas superaram as expectativas.

 

Esses são apenas alguns dos exemplos de estratégias que podem ser usadas para impulsionar as vendas na data. Mas lembre-se: um bom resultado depende de um planejamento antecipado! Então se o seu ainda não está pronto, está na hora de colocá-lo no papel. 

 

Referências:

http://www.cellmidia.com.br/site/2019/08/29/3-cases-de-sucesso-acoes-de-marketing-para-datas-comerciais/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/primeira-black-friday-confira-os-cases-do-e-commerce-experience-2/

https://growthhouse.com.br/blog/cases-de-sucesso-black-friday/