No mundo atual, o aumento da produtividade e da rentabilidade, com menor esforço e menor custo, são sempre pauta de reuniões e de tomadas de decisões em pequenas, médias e grandes empresas. Como e onde investir? Quais métodos utilizar para alcançar a eficiência que se deseja, trazendo melhores resultados e reduzindo custos? Como fazer a análise de dados? Quando falamos de e-commerce, não é diferente. A todo momento é necessário entender melhor como o usuário faz suas buscas na internet, quais os seus anseios e como podemos atendê-los de forma mais eficaz.
Ao fazer esses questionamentos, pode-se cair em um problema muito comum na hora das discussões e argumentações: por que seguir pelo caminho A ou pelo B? Com base em quais dados ou argumentos devo tomar determinada decisão?
Para a nossa sorte, houve, na última década, um crescimento exponencial no número de dados que podemos encontrar sobre as mais diversas áreas do conhecimento, sejam para vendas, trânsito, preços, habitantes, clima ou qualquer outro tema relevante para o seu negócio. No entanto, nem tudo são flores, mais do que utilizar é preciso realizar uma organização e analise dos dados, desde sua coleta até a representação dos mesmos em gráficos e relatórios.
A diferença entre dados, informação e conhecimento
Assim, tendo isso em mente, devemos também pensar na diferença entre dados, informação e conhecimento e como podemos utilizar isso para melhorar a performance do seu negócio.
Segundo alguns autores, pode-se definir que dados são registros brutos, não tratados e nem organizados. Informação são dados organizados e contextualizados, de forma que gera algum tipo de referência relevante para o que está sendo analisado. Já o conhecimento é o produto formado a partir da combinação e análise das informações.
Você pode estar se perguntando: Por que isso é relevante para meu negócio? E a resposta é dada com outra pergunta: Você tem em mãos os dados da sua empresa? Eles estão organizados e tratados de forma que possa ser considerado uma informação? Se sim, que tipo de conhecimento você gera a partir deles e como utiliza isso em favor do crescimento da sua empresa?
Para que de fato você transforme um conjunto de dados em uma informação clara e um conhecimento conciso, é necessário entender de onde esse dado está vindo, por que está sendo coletado e como está sendo coletado para que então, posteriormente, seja feita uma análise e se constate se de fato é útil ou não para sua empresa.
Entenda com um exemplo prático
Em síntese, veja com um exemplo simples e aplicável também ao e-commerce. Suponha que sua empresa venda cápsulas de remédio para emagrecimento e que para B2C (Business to Consumer) possua canais de venda online e lojas físicas. Além disso atende, também, B2B (Business to Business). Em reunião, os gestores da empresa definem como vão acompanhar os dados das vendas da empresa através de um dashboard (painel com gráficos e informações condensadas sobre algo que se deseja monitorar) composto por diversos KPI’s (Key Performance Indicator, traduzido como indicador-chave de performance), entre eles o número de caixas vendidas.
Após um mês registrando esses dados, foi feito um relatório de vendas onde apontava, 400 caixas vendidas do produto. No mês seguinte, o mesmo índice apontava 350 caixas vendidas e no terceiro mês, 300. Visualizando estes números os gestores começaram a se questionar porquê as vendas caíram e o que fariam para reverter isso. Vale ressaltar que apenas esses números não dizem nada sobre o negócio e pouco ajudam na tomada de decisão.
Isso é o que chamamos de dados, são apenas registros brutos. A partir desse ponto, os gestores resolveram analisar como e onde os dados eram coletados e os subdividiram de acordo com o tipo de cliente. Dessa maneira descobriram que no primeiro mês, as vendas B2B representaram 200 caixas, enquanto as vendas B2C ficaram com as outras 200. No mês seguinte, esses números ficaram 200 e 150, depois 200 e 100. Ao compreender esses registros, os gestores separaram e organizaram de acordo com as categorias de vendas. Dessa maneira, foi possível observar exatamente o local com queda nas vendas. É isso o que chamamos de informação.
Para refletir
Desse modo, os gestores analisaram profundamente o que houve com o B2C para entender melhor a queda nos números. Eles concluíram que um problema no pagamento no site estava fazendo com que boa parte dos clientes desistissem da compra por ter dificuldade em finalizá-la. Com a análise feita, conquista-se conhecimento e, é a partir disso, que ações concretas podem ser tomadas para melhorar os resultados e trazer crescimento para o negócio.
Pode parecer simples, mas não é. Organização dos dados, coleta, tratamento e conhecimento das fontes ajudam na tomada de decisão. Lembre-se, dados mal utilizados ou analisados de forma superficial, podem trazer confusão e induzir a decisões erradas. Sendo assim, pode-se dizer que a boa gestão e análise de dados, de informações e de KPI’s podem agregar positivamente para seu negócio.
Por Lazaro de Souza
Leave A Comment