No dia 27 de novembro aconteceu a tão esperada Black Friday. Data que como já contamos aqui no nosso blog, é muito importante para o comércio, principalmente e-commerces. Mas agora que a black friday passou, você sabe o que fazer? Neste artigo vamos falar um pouco sobre isso!
Possivelmente, você possui uma lista de dados de clientes ou de pessoas que ao menos interagiram com a sua marca durante a data. O pós black friday é um ótimo momento para você direcionar esforços para isso e usar os dados da melhor forma, a fim de fidelizar seu clientes e consolidar sua marca. Portanto, aqui vão algumas dicas do que fazer pós black friday:
Organize os dados
Tire um tempo para analisar todos os dados que você coletou, desde produtos mais e menos vendidos, até quantas pessoas novas tiveram contato com sua marca e por onde elas vieram. Com esses dados você consegue entender quais estratégias deram muito certo e quais deram errado. A partir disso, faça segmentações e analise seu estoque, conectando essas informações com o perfil das pessoas. Isso te ajudará a continuar em contato de forma personalizada com seu cliente.
Faça um bom pós venda
Com o aumento das vendas na black friday, é necessário aumentar também os cuidados com o pós venda. Tenha uma equipe preparada para atender seus clientes e tratá-los bem, solucionando todas as dúvidas. Cumpra com promessas e prazos, e mantenha contato! Clientes satisfeitos são mais propensos a voltar e indicar sua marca para conhecidos.
Tenha estratégias de retenção
Agora que você já sabe quem são seu clientes e eles estão segmentados, é o momento de entrar com estratégias de retenção e fidelização. Esteja presente nas redes sociais, mas principalmente no e-mail marketing. Uma estratégia personalizada para cada tipo de público pode te ajudar a manter a pessoa interessada na sua marca. Lembre-se de agregar valor à vida dela e oferecer algo que faça sentido, assim como vantagens e descontos. Não se esqueça também daqueles clientes que chegaram até você e por algum motivo não compraram seu produto. Atingi-lo por outros meios e adaptando o discurso pode ser a chance de conquistá-lo!
Para a fidelização, é válido apostar em firmar uma “parceria” com seu cliente, como programas de fidelidade e recompensas.
Reponha seu estoque e prepare-se para o Natal
Assim como a Black Friday, o Natal é uma das datas mais importantes do ano para o comércio. Portanto, as vendas tem a tendência de se manterem altas no mês de dezembro. Por isso, reponha seu estoque o quanto antes e comece os preparativos.
Não suma do mercado, continue com uma boa estratégia de Marketing para atingir ainda mais pessoas. Crie novos descontos e estratégias para gerar valor ao seu público, fazendo com que ele te escolha perante à concorrência. Aqui no blog da Kyraly temos algumas dicas de como se preparar para a Black Friday que podem te ajudar a se preparar para o Natal também!
Tem alguma dúvida sobre estratégias digitais para alavancar seu negócio? A Kyraly pode te ajudar!
Leave A Comment