6-estratégias-para-vender-mais-no-natal

Para os consumidores dezembro é o mês de buscar ofertas e fazer compras, já para os gestores e profissionais de marketing é o período de planejar e desenvolver estratégias para aumentar suas vendas no Natal.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio as vendas de Natal de 2018 apresentaram crescimento de 3,8% na semana anterior à data, dos dias 18 a 24 de dezembro, em relação a 2017.

Isso indica que muitos consumidores deixam as compras para o último momento e também que o comércio brasileiro está se recuperando após alguns anos de quedas nas vendas.

Pensando nesse cenário promissor, é fundamental desenvolver estratégias para aumentar suas vendas no Natal que sejam eficazes. Confira a seguir!

Conheça 6 estratégias para aumentar suas vendas no Natal

Antes de iniciar a definição ou execução de estratégias com foco nas vendas de Natal, os gestores devem avaliar alguns aspectos centrais do desenvolvimento de uma presença online relevante, como:

  • clareza quanto às características e preferências do público-alvo da marca;
  • análise das expectativas comerciais do mercado;
  • estudo da concorrência;
  • definição de um orçamento estratégico para as ações de Natal;
  • definição dos produtos que serão os carros-chefes.

A partir dessa avaliação inicial será possível direcionar e tornar as ações mais personalizadas às necessidades do público e também contribuirá para organização logística da estratégia.

Sem essa definição inicial, por exemplo, os profissionais terão dificuldade em identificar quais produtos ou serviços devem ser o foco das campanhas online, criando ações pouco efetivas ou genéricas.

Além disso, como o orçamento fica difundido entre várias ações, a marca deixa de faturar nos produtos com maior potencial de vendas.

Portanto, essa estruturação inicial da estratégia de vendas natalinas ajudará a definir palavras-chaves, temas para blog, layout das campanhas, entre outros aspectos relevantes ao sucesso comercial.

Agora que já vimos a estrutura básica, independente da estratégia adotada, podemos focar em quais ações desenvolver para aumentar as vendas de Natal.

1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a estratégia pela qual a marca fornece informações relevantes e informativas aos potenciais clientes, auxiliando na jornada de compra.

Existem diversos formatos de conteúdo que podem ser explorados para garantir a transmissão da mensagem, como posts em blog, e-books, infográficos, histórias de sucesso, guias, vídeos, podcasts e outros.

O desenvolvimento do marketing de conteúdo cumpre duas funções: tanto a de engajar e informar o cliente para que ele se relacione com a empresa, como para melhorar o ranqueamento do site nos mecanismos de busca e atrair tráfego orgânico.

Esse tipo de tráfego garante a geração de leads qualificados, ampliação da autoridade da empresa e relevância no Google e outros buscadores.

Storytelling

Dentro do marketing de conteúdo, uma estratégia que deve ser desenvolvida, pensando principalmente nos materiais com foco natalino, é o storytelling.

Trata-se da capacidade de engajar os leitores por meio da narrativa de histórias. No caso de conteúdos com foco no Natal, eles podem trazer histórias que geram emoção e inspiração aos leitores.

Por exemplo, conte a história de um cliente e como a marca ou solução transformou a experiência dele. Invista, portanto, no espírito natalino.

2. Campanhas pagas no Google

Durante as datas comemorativas, as mídias pagas ganham importância adicional na estratégia, pois as marcas estão mais engajadas em conquistar clientes e atrair o tráfego adicional gerado pelas compras de final de ano.

Nesse cenário, o tráfego orgânico e o tráfego pago devem se complementar e o Google é um dos principais aliados para colocar essa estratégia em ação.

Como benefício, o Google oferece uma diversidade de canais e formatos de anúncios. Se o objetivo é aumentar suas vendas no Natal invista em um layout focado nessa data, como com as cores da comemoração (vermelho e verde) unidas à paleta de cores da marca.

Google Adwords

O Google Adwords é a ferramenta para criar e gerenciar as campanhas de mídias pagas do Google. Existem diversas possibilidades que podem ser exploradas na estratégia de acordo com as prioridades da marca, como:

  • rede de pesquisa: anúncios de texto exibidos no mecanismo de busca do Google conforme busca do usuário pela palavra-chave trabalhada;
  • rede de Display: anúncios que são exibidos em sites parceiros do Google e podem ser de diferentes formatos como texto, banners, vídeos e outros;
  • vídeo: anúncios em vídeo que podem fazer parte das estratégias de display ou mesmo no YouTube;
  • remarketing: estratégia que visa impactar usuários que acessaram o site recentemente demonstrando interesse pela marca.

A estratégia de mídias pagas pode contemplar todas essas opções de anúncios ou focar naqueles mais relevantes à marca de acordo com o público-alvo mapeado.

mídias-pagas

Google Shopping

O recurso de comparação de preços da marca, chamado de Google Shopping, é gerenciado em outra ferramenta chamada Google Merchant Center.

Os resultados são exibidos na própria SERP e também na aba “Shopping” do mecanismo de busca. A divulgação da empresa e dos produtos nesse canal é importante para aumentar a visibilidade e obter resultados de vendas mais rápidos.

3. Experiência de compra

Entre as estratégias para aumentar suas vendas no Natal destaca-se o foco na experiência de compra do usuário.

A experiência é constituída por toda a interação entre a marca e cliente, desde o descobrimento da marca – ao pesquisar algo no Google ou clicar em um anúncio – até a efetivação da venda em si e o pós-venda.

Para que a experiência seja satisfatória, a empresa deve desenvolver um processo de compra prático, ágil e satisfatório para o cliente.

Usabilidade

Um dos principais aspectos para garantir uma experiência de compra satisfatória é desenvolver a usabilidade nos canais digitais da marca.

Isso significa uma navegação intuitiva e prática para o usuário que encontrará todas as informações que precisa de forma ágil, com clareza e qualidade.

A usabilidade envolve desde a estrutura da informação do site, facilitando que o usuário chegue ao produto que deseja, como também dados do produto, imagens de qualidade, clareza dos detalhes sobre preço, formas de pagamento e envio e também qualidade e segurança do checkout.

Mobile

Em 2018 houve um crescimento de 41% nas compras realizadas por dispositivos móveis de acordo com o Ebit. Dessa forma, os gestores não podem desconsiderar a experiência de compra mobile ao desenvolver uma estratégia de vendas com foco no Natal.

É fundamental que todas as páginas e mídias da empresa sejam responsivas. Mas, além disso, o conteúdo deve ser clean, facilitando não apenas a navegação pelo celular, como também simplificando o processo, dispondo apenas de informações essenciais.

4. Promoções e ofertas especiais

Uma das características das compras de Natal é que os consumidores compram diversos presentes, não sendo focado apenas em um público – como no dia das mães, por exemplo.

Isso significa que os consumidores definem o quanto podem gastar e o valor dos presentes conforme a importância da pessoa. Assim, é possível vender produtos de todos os valores, mas os descontos e promoções são mais importantes para o cliente por permitir que ele compre mais gastando menos.

ofertas-especiais-Natal

Portanto, identifique produtos que podem entrar em promoção nessa época sem comprometer a lucratividade do negócio e aposte em ofertas especiais.

Uma opção é oferecer o desconto progressivo com base no número de itens comprados, incentivando o consumidor a adquirir vários dos presentes e lembrancinhas de Natal na sua loja.

5. E-mail marketing

É indispensável que a estratégia de vendas para o Natal não seja focada apenas em conquistar novos clientes. Essa prática eleva o custo de aquisição do cliente (CAC) e, em geral, reduz o ticket médio das vendas.

Portanto, trabalhar sua base atual de clientes é fundamental para aumentar suas vendas no Natal. Isso é possível por meio de uma estratégia de e-mail marketing bem executada e com foco nessa data comemorativa.

Para atrair o cliente para o site e engajá-lo nas compras de final de ano vale oferecer cupons de desconto, fazer promoções, usar o storytelling para mostrar como é especial dar um presente para alguém querido.

Lembre-se também de segmentar sua base para realizar esse tipo de campanha. Por exemplo, clientes fieis da marca podem ter benefícios adicionais e uma linguagem mais próxima, quem comprou uma vez e está “sumido” deve receber outra abordagem para não parecer invasivo.

6. Redes Sociais

A pesquisa Futuro do Varejo: Experiência de Compra Online revelou que 54% dos consumidores seguem os perfis das marcas preferidas nas redes sociais e 21% consultam essas páginas antes de efetuarem uma compra.

Além disso, 38% dos entrevistados já compraram um produto a partir de um link que acessaram por meio de uma rede social.

Portanto, apesar de as redes sociais serem um canal relevante para relacionamento com o consumidor, elas também caracterizam-se, cada vez mais, por promover as vendas.

Em um período como as vendas de Natal, no qual a concorrência é acirrada, investir nas redes sociais também é uma estratégia importante para consolidar e aumentar as vendas.

A dica aqui é tanto investir em anúncios, como por meio do Facebook Ads, como também intensificar o suporte ao cliente, como esclarecendo dúvidas, engajando, sugerindo presentes, entre outras ações.

Dica extra: invista em logística!

Não poderia faltar uma dica extra de Natal, não é mesmo? Então aqui vai uma dica que não é de marketing, mas vai influenciar diretamente suas campanhas e também as vendas: invista em logística.

A logística é um aspecto central em períodos de aumento das vendas como o Natal. Ela inclui desde a organização do estoque, para não faltar produtos que são chaves, como também tem relação a todo o processo de entrega – que influencia na experiência de compra.

frete-para-aumentas-as-vendas

Portanto, para quem deseja estruturar uma campanha com foco no Natal é preciso destacar nos anúncios e garantir que a entrega dos produtos ocorra antes do dia 25 de dezembro.

Para varejistas maiores uma opção é disponibilizar a retirada em lojas físicas para descongestionar o tráfego de produtos pelas transportadoras.

Quem não tem essa opção deve investir em agilidade na separação e emissão da nota fiscal para que o produto seja entregue à transportadora ou Correios a tempo. Além disso, garanta à atualização do status de entrega informando o cliente sobre essas etapas.

Portanto, são diversas as estratégias para aumentar suas vendas no Natal, sendo que a atuação integrada entre elas garante melhores resultados e uma experiência diferenciada para o cliente, conquistando-o para compras futuras.

Para os consumidores dezembro é o mês de buscar ofertas e fazer compras, já para os gestores e profissionais de marketing é o período de planejar e desenvolver estratégias para aumentar suas vendas no Natal.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio as vendas de Natal de 2018 apresentaram crescimento de 3,8% na semana anterior à data, dos dias 18 a 24 de dezembro, em relação a 2017.

Isso indica que muitos consumidores deixam as compras para o último momento e também que o comércio brasileiro está se recuperando após alguns anos de quedas nas vendas.

Pensando nesse cenário promissor, é fundamental desenvolver estratégias para aumentar suas vendas no Natal que sejam eficazes. Confira a seguir!

ajuda-marketing-digital